Segundo o jornal britânico The Guardian, Brasília está entre os 10 melhores tours do mundo para os apaixonados por arquitetura. Na lista também encontramos as formas de inspiração cubista e art nouveau de Praga, na República Tcheca, as formas art déco de Miami e até mesmo um tour por prédios-símbolo construídos no estilo New Khmer em Phnom Penh, no Camboja.
Em alguns trechos da matéria nosso inspirador arquiteto Oscar Niemeyer foi citado como o principal arquiteto da cidade.
“A construção de Brasília, capital brasileira e patrimônio mundial da Unesco, começou em 1956 – com a cidade rapidamente se tornando um marco na história do planejamento de cidades (…) Desenhada pelo urbanista Lúcio Costa e tendo Oscar Niemeyer como o principal arquiteto, a cidade é uma reverência ambiciosa ao princípio do movimento modernista, com prédios monumentais e layout simétrico”
Para os turistas que pretendem explorar um pouco mais da nossa arquitetura modernista, o Guardian recomenda um tour pela agência especializada Architetours, que tem uma duração de quatro horas com foco nos prédios distribuídos ao longo do Eixo Monumental.
Segundo o site da agência, o tour passa pelo Memorial JK, Congresso Nacional, Torre de TV, Catedral, Ministérios, Espaço Lúcio Costa, Palácios e Praça dos Três Poderes. O tour é oferecido em quatro línguas e permite até 20 pessoas, sendo a média de 200 euros (R$ 950) por pessoa.
Espaço Lúcio Costa